segunda-feira, 13 de abril de 2009

Maria manicure

Foto de Renata Alves dos Anjos

-Nossa que sono!

Foi o que eu disse no sábado às 9h00 quando cheguei ao salão no Ipiranga.

Enquanto a cabeleireira tomava café uma mocinha morena jambo veio falar comigo...

- Você veio fazer as suas unhas também néh? Vamos começar.

O nome da manicure era Maria, só isso. Enquanto mexia nas minhas mãos ela começou com a famosa técnica de puxar assunto e fazer a cliente contar toda a sua vida, só não contava que eu fosse jornalista e que eu é quem iria perguntar tudo da vida dela.

Ela estava meio tensa porque o marido estava a quatro dias com a mala pronta para ir embora só porque o celular dela tocou e segundo a mente do 'Rafael' era um amante.

A profissional é como milhões de brasileiros e milhares que vem para São Paulo. Tem 22 anos, nasceu no Maranhão e veio para cá depois que a mãe morreu. Quando chegou aqui logo conheceu um rapaz e está casada com ele há 5 anos e não tem nenhum filho.

- Você quer que eu pinte de vermelho ou de renda?
- De renda, com glitter...
- O brilho por cima ou por baixo?
- Por cima...

Ela teve sorte, pois mora num confortável apartamento de cinco cômodos no Ipiranga mesmo e só paga R$ 250,00. Sorte mesmo se for levar em conta o número de famílias que moram em favelas e dividem poucos metros quadrados.

Ela gosta de trabalhar em salão e não pensa em fazer faculdade já que parou os estudos na 6ª série. Não tinha sotaque, mas falava umas frases engraçadas. Maria
está satisfeita, já que tem um trabalho que segundo ela "dá pra ganhar um dinheiro", o marido trabalha num açougue e como é ciumento, acabam não saindo muito e por isso quase não tem gastos.

-Gostou?
-Parabéns, você trabalha muito bem!

Eu não serviria para viver assim tão conformada, mas tem pessoas que sentem-se feliz, então não custa nada um pouco de motivação para elas seguirem em frente.

-Gostei mesmo!

3 comentários:

Anderson Dias disse...

Suas historia sao bonitas, continue assim Derla que voce vai longe!!!

Carolina Gasi, disse...

motivação para seguir em frente ...
obrigada por ler meu blog, está de portas abertas .


sempre.

Unknown disse...

eu sempre que faço a unha faço também uma entrevista..tem vezes que saio do lugar rindo das coisas que ouça, outras saio chocada..

a gente tem muito que aprender...conformar poderia ser mais fácil...