quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pena não ter estudado na Termomecanica

A imagem foi retirada do post do Blog O Corvo

No meu blog, discuto como descrevi no primeiro post, tudo aquilo que achar importante e relevante. Este blog não é humorístico, lamentação, reclamação, amor, sexo, musical ou factual. Simplesmente discuto aquilo que sinto vontade. Posso publicar um texto falando só idiotices ou posso usá-lo para discutir questões sociais que me incomodam.

Li hoje o blog do meu ex companheiro de empresa, o jornalista Léo Bueno. Definitivamente os artigos dele são os meus preferidos. São sempre muito bem escritos e pertinentes. O de hoje era sobre a educação pública no estado de São Paulo e como eu vivi por 8 anos essa realidade darei minha opinião.

O post fala sobre a educação da gestão do PSDB e a Nova Proposta Curricular do governo em 2008 que consistia no recebimento de um Caderno do professor e um Caderno do aluno. " A estratégia supostamente garantiria que todos os alunos recebessem a mesma matéria ao longo do ano". Explica Léo. É claro que não deu certo e nem todos os alunos receberam esse material.

A educação pública no estado não serve de nada! Estudei praticamente toda a minha vida em escola do estado. Quando estava no terceiro ano do ensino médio eu entrei em um cursinho muito básico para aumentar a minha pontuação no Enem. Entrei em choque quando percebi que não sabia absolutamente NADA do que estava sendo passado nas aulas. Pior foi quando entrei no ano seguinte no cursinho do Objetivo. Frustração total! Não aprendi no ensino médio nem 12% no que aprendi estudando lá, ressaltando sempre que lá é uma ESCOLA PARTICULAR E QUE EU PAGAVA PARA ESTUDAR. Resultado: Não passei nem da porta da USP.

Estudar para vestibulares de universidades públicas já é extremamente complicado, como eu tinha que trabalhar também era uma missão impossível. Depois de um ano estudando lá percebi que precisaria de mais três para conseguir passar, então optei por uma faculdade particular. O problema é que nas escolas do estado convivemos por longos anos de incopetência. Tive professores esforçados e que queriam fazer a diferença, mas eles eram pouquíssimos e raros. Em contrapartida tinha muitíssimos que viviam de atestados e não estavam nem aí por reles pobres frequentadores.

Percebi que o caminho para entrar numa universidade pública era interminável para quem perdeu tanto tempo com aulas vagas e muitas vezes com professores desqualificados.

Todos os meus companheiros de cursinho que tinham estudado em escolas públicas estão hoje cursando faculdades públicas e para mim resta contar as moedas para pagar a mensalidade do meu curso.

Fonte: Blog O Corvo

3 comentários:

Braz disse...

Realmente, o ensino público é escroto e alguma coisa tem de ser revista, radicalmente revista.

Mas o que mais me chamou atenção no seu texto foi isso aqui, oh:

"São sempre muito bem escritos e pertinentes."

'Oásis', né?

...

fechei balada com ele!

Heloisa Moraes disse...

eu estudei em escola pública até a terceira série. eu ensinava meus amigos a ler. huahuahua
na metade da terceira série eu fui pra escola particular. e lá eu chorei por quase um mês pq eu não tinha idéia do que fosse fração...

Elsa Villon disse...

Os bons em escolas públicas são realmente raros.

No terceiro ano do colegial, não tinha a menor perspectivad de passar na USP. E diga-se de passagem, nenhum incentivo.

Mas quando um candidato a presidência priorizou a educação, dizendo que era o alicerse de tudo, finalmente se candidatou, não ficou nem em segundo.

O problema é a educação. Não só escolar.