quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Compras multiplicadoras de renda


Mais uma vez as pessoas são influenciadas de forma não construtiva. As noticias da crise têm efeito regresso sobre o mercado interno. Ouve-se falar sobre o assunto, seus efeitos e é gerado um medo de consumo, um receio de arriscar.

A atual situação do Brasil em meio à crise só será resolvida quando a população acreditar que o melhor caminho é não parar de comprar. Incentivar o gasto das economias numa época de instabilidade e desconfiança é uma tarefa difícil, porém, se não colocar a mão no bolso, o brasileiro não vai ver a situação mudar.

A economia interna precisa de dinheiro circulante, precisa de estímulos para dar à indústria da construção civil, montadoras de automóveis, grandes fábricas e tudo que for essencial para o PIB do país. Isso só se dá quando a população volta a comprar, faz investimentos que afetem a máquina de monetária e a faça voltar a funcionar.

Os bancos voltam a liberar crédito para a população que, por conta dos incentivos do governo ou mesmo da instabilidade das grandes empresas, aproveita os preços mais baixos e compra os produtos que estavam parados. Isso motiva a volta das linhas de produção, o que gera mais renda para as empresas e os investimentos externos no país voltam a acontecer. Com isso, quando o mercado e os consumidores estão funcionando harmoniosamente, o risco país simplesmente despenca e a crise se dissolve.

Este texto foi feito em parceria com Daniel Braz.

Um comentário:

Sá Heck disse...

Visita concedida!!

e vamos atualizar??

o branco no preto me da um pouco de labirintite...hahah!

comeu a trufa envenenada com poção do amor?
bj louca