quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dia mundial com carro!



Foto de Rodrigo Marini

Frase:

"Sou tão otimista que ando com um pente no bolso"
Ricardo Kotsho, um dos maiores repórteres do Brasil, dia 22 de setembro durante o Congresso de 200 anos de Imprensa no Brasil da Universidade Metodista. Falando sobre o que espera do futuro do Jornalismo. Kotsho é careca.

Esse foi o Dia mundial sem carro com mais carro que já vi!

Estava sintonizada na Band News na manhã do dia 22 de setembro e ouvi o Ricardo Boechat falando que só 36 dos 1800 municípios aderiram a causa. Bom, então já começa por aí que o dia mundial não é tão mundial assim.

O meu amigo e Gerente de vendas Heitor Camenale que foi trabalhar de carro disse que não estava sabendo de nada. Ao questioná-lo sobre o por quê ninguém estava sabendo ele disse que não viu nada na TV. "Era pra isso ter sido divulgado na grande midia" argumentou.

Na realidade a maioria das pessoas não sabia o que estava acontecendo... Andei pelas ruas fazendo comentários e não encontrei ninguém que soubesse sobre este assunto além dos meus companheiros de trabalho da assessoria de imprensa.

Se este dia tivesse sido agendado para acontecer no feriado ou no domingo teria mais efeito já que há menos carros nas ruas. Pelo menos iria disfaçar um pouco por que a quantidade que havia nas ruas era a mesma de todos os dias.

No dia seguinte (23 de setembro) há uma matéria no Diário do Grande ABC sobre o assunto. O que me chamou atenção é a legenda de uma foto que diz que uma senhora levou seus filhos e um vizinho pra escola para incentivar a carona solidária. Ok! Mas, afinal de contas foi o dia mundial SEM carro ou MAIS OU MENOS SEM carro?

Passeando pela Av. Lucas Nogueira Garcez em SBC comecei a pensar se as pessoas estão realmente dispostas a não andar no seu carro que a maioria paga em muitíssimas prestações para enfrentar nem que se for por um único dia o trólebus lotado que vem de Diadema com destino a Santo André???

A grande verdade é que produção capitalista faz com que as pessoas de grandes metrópoles fiquem cada vez mais segmentadas em seus grupos cada vez menores preocupadas com seus afazeres e sua produção. O cotidiano é de discursos individualistas “ vou pra minha casa, ouvindo o meu mp3, no meu carro etc.” Não generalizo, mas pensar que o mundo inteiro e todos que o habitam está preocupado com a emissão de CO2 é no minimo hipócrita. Há pessoas preocupadas, mas ainda em uma proporção incomparável com a de quem está se explodindo pra camada de ozônio. O caminho ainda é muito longo para este amadurecimento e o desaparecimento da arrogância indivual.

Dica:
Música: A Beautiful Lie (30 Seconds To Mars)

Um comentário:

Carol Scorce disse...

A idéia é boa, MAS...

Deixar o carro em casa fica cada vez mais difícil sem um transporte público de qualidade.

Ao invés das Prefeituras criarem manifestações que são usadas como falsas bandeiras de Administrações que se preocupam com medidas ambientalmente corretas, deveriam investir em transporte coletivo.

Não troco o meu carro por um ônibus lotado, sujo, caro e que faz o mesmo caminho no dobro do tempo.

Parabéns pelo blog Derla!