terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saga épica de cobrir pautas do Lula

Foto de Felipe Logli

Hoje eu fui pela primeira vez cobrir uma pauta do senhor excelentíssimo presidente da República vulgo Lula. A saga começa pelo credenciamento. Mando o e-mail com todos os dados para Brasília, eles me respondem faltando 15 minutos para acabar o prazo.

-Você tem que mandar do e-mail da empresa...
-Já está no e-mail da empresa...
-Mande de novo...

Como já sabia que se perdesse o prazo do credencimento iria perder a vida junto liguei para confirmar. Me atenderam, houve uma certa enorme dificuldade de diálogo, mas enfim consegui.

-Que horas é para chegar?
-É recomendável vocês chegarem uma hora e meia antes...

Esse foi o recado que o fotógrafo me deu ao ir buscar os crachás... Cheguei às 8h30 no local com a minha sapatilha Melissa e já aviso "NÃO VÁ COBRIR PAUTAS DE MELISSA"... Na área reservada para imprensa estavam todos os veículos de informação. TODOS. Essa é a parte boa do trabalho, conhecer gente diferente, percebe que o repórter do Jornal Nacional é tão humano quanto você e ainda pode ver o repórter do CQC pagar mico quebrando uma cadeira de plástico que estava em cima enquanto gritava para o presidente.

-Presidente o senhor não trouxe o Sarney hoje?
-Não, eu vim com a Marisa mesmo...

O popular xiqueirinho da impresa se divide em jornalistas comuns e jornalistas da grande mídia. Enquanto nós normais comentamos o ambiente e procuramos conhecer pessoas estes últimos estão com um olhar firme nos grandes jornais. Em menos de 5 minutos eles já leram os 3 principais jornais do estado e fazem comentários analíticos imcompreencíveis. Outra diferença é que nós normais rimos das piadas do Lula e eles acham um absurdo.

-A educação é importante para que as crianças não falem menas laranjas como eu falo...
Estava com a minha Melissa e com muita fome. De repente me toquei de algo fundamental...

-CADÊ MEU BLOQUINHOOOOOOOOOOOO?

Eu estava sem nenhum papel de pão para anotar as falas do presidente e autoridades acompanhantes. Liguei para o fotógrafo e pedi a gentileza de que providenciasse um, só que ele me apareceu com um caderno universitário. Não tem jeito sou muito ligada a estética da profissão e já podia ouvir os cochichos dos outros repórteres "Olha só aquilo que bizarro hahahahahahaha". Consegui com meu poder de persuasão que outra repórter me desse um bloquinho que tinha a mais, ela deve estar rindo até agora.
Evento com Lula é assim: a fome aperta, ninguém tem nada para comer, ninguém está vendendo nada, aí começa a chover, um frio de bater os dentes e eu de Melissa... A essas alturas jurava que amputaria os dois pés já que fiquei com eles assim até as 16h. O Lula não deu entrevista coletiva e tivemos que nos contentar com as amizades novas.

-Nossa seu sapato é muito estiloso e bonito!

-Também acho, mas não serve para cobrir pautas na chuva...
*
*
*
*
*
*
E você já passou pelo mesmo veneno?

5 comentários:

Elsa Villon disse...

Em primeiro lugar, não sei o que seria da minha vida sem a relevância dos seus comentários. Saber que você tem um banco imobiliário mudou toda a ótica do texto... rsrsr

Eu também riria, mas queria mesmo é ver quem do CQC quebrou a cadeira de plástico.

Jornalistas da grande mídia tem uma tendência enorme a serem calvos e chatos. Incrivelmente chatos...

Meu, isso sim é uma gafe: ir ver o "Lhulha" sem um bloquinho... Sorte que você é persuasiva e conseguiria até sapatos secos se tivesse tentado um pouco mais...

Aliás, qual é a sua Melissa?

Vinicius disse...

haha eu vi ontem no CQC os caras chamando o lula rsrs....

num sei porque tbm dou risada das piadas dele..

Anônimo disse...

Pra Derla, nada de bloquinho.. tem q ser cadernão msm.. o da hora eh pagar mico.,.. pq qual a graça da vida se nao pagar mico, ... mais um igual ao reporter do jn..nao tem graça..rs.

e a melissa de q cor q era?? verde?? branca ou preta??rs

acho q vc deveria ter quebrado uma cadeira tambem.. .so pra nao ficar por baixo...

Unknown disse...

Jesus quem é essa pessoa anônima??? Sou muito curiosa... E a melissa era preta...

Anônimo disse...

Melissa na chuva é o capeta!!!
Compra uma bota oww!